Entrevista:

terça-feira, 11 de outubro de 2011

LIVROS TEÓRICOS: A palavra do contador de histórias

Em "A palavra do contador de histórias", Gislayne Avelar Matos investiga as peculiaridades do que denomina "palavra" do contador de histórias e traça um paralelo entre o contador da sociedade tradicional e o da sociedade contemporânea, que atua em meio urbano. Colocando em foco as culturas oral e escrita, explora a forma de pensamento gerada em cada uma delas para finalmente chegar à dimensão formativa da educação como própria da palavra dos contadores de histórias na contemporaneidade.








Atentas ao saber popular e à oralidade das sociedades tradicionais, Gislayne e Inno navegam entre realidade e ficção. Pés no chão, lendo no vento a vida, são parceiras de trabalho, busca e sonho, "corações olhando na mesma direção". Em harmônica toada, conceberam este livro. Orientam com mestria o aprendiz no manejo de sua matéria-prima: a voz, o gesto, o olhar. Recuperam, no aconchego do encontro, a incomparável expressividade da palavra espontânea. E permitem que o contador de histórias, de posse da própria experiência, recupere e compartilhe a vibração de seu corpo, pleno de vida e prazer.






Neste livro Regina Machado elucida magistralmente seus pressupostos teórico-práticos, e evidencia a função de contadora e, portanto, também criadora, de histórias. A imagem das janelas - bela metáfora - diz muito desse ofício: "Imaginemos em primeiro lugar que o assunto que vamos estudar nessas páginas - a tradição oral - constitui uma paisagem que pode ser contemplada de inúmeros pontos de vista. (...) Imaginemos em seguida uma casa com muitas janelas: cada estudioso, debruçado sobre uma das janelas (...)".






Contar histórias. Ah, como é agradável reunir os amigos, os alunos, as crianças e saborear os contos que encantam há tantas gerações! Só que, antes de contar histórias, é necessário ter ouvidos, ouvidos dourados para aprender a ouvir, a envolver-se, a sentir, a se emocionar.
Neste livro, Jonas Ribeiro propõe reflexões e técnicas de como contar histórias e preparar as crianças para o encontro mágico com o livro infantil. Dirigido a professores, pais e contadores de história profissionais.





Para aqueles que desejam conhecer e aprofundar o seu conhecimento sobre os fundamentos da arte de contar histórias, este livro organizado por Gilka Girardello é um prato cheio e muito bem servido. Não apenas pelos autores dos textos compilados, mas também porque fisicamente é uma obra gostosa de folhear e de ler, com ilustrações muito bem inseridas nas páginas.


Nenhum comentário: