Entrevista:

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dicas de Leitura


Para aqueles que desejam conhecer e aprofundar o seu conhecimento sobre os fundamentos da arte de contar histórias, este livro organizado por Gilka Girardello é um prato cheio e muito bem servido. Não apenas pelos autores dos textos compilados, mas também porque fisicamente é uma obra gostosa de folhear e de ler, com ilustrações muito bem inseridas nas páginas.

Contar histórias não é uma competência tão natural assim... - a obra vai mostrar que existem aspectos teórico-práticos a considerar quando da contação por uma pessoa. Aspectos relacionados à história em si, ao ambiente e aos interlocutores (ouvintes), sem o que o processo pode perder a sua vitalidade em termos de comunicação.



Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias é um manual para quem quer aprender a ser um contador de histórias. As idéias e experiências contidas na obra são resultado de uma vivência de mais de dez anos como contador de histórias e também como professor da disciplina de Literatura Infantil nos cursos de Letras e Pedagogia. Celso Sisto é autor de mais de quinze livros de literatura infantil, acumulando prêmios nacionais e internacionais.Segundo o autor, “contar histórias é a possibilidade, sim, de formar leitores, num verdadeiro ato de subsistência, não só do já-inventado, mas do universo que as palavras transcriam para levitar”

Bem, estas duas obras não só fazem parte do meu acervo, como as deixo na cabeceira de minha cama. Abraços e boa leitura!!

5 comentários:

Anelise Csapo disse...

Adorei o livro que vc me emprestou...eu e Michel já estamos terminando todos os contos! Aliás, ele inventou uns contos muito engraçados ontém de noite e eu os escrevi prá vc ler depois. Hilário, te juro!

Tô com saudades de vc, adorei o bilhetinhoq ue veio pelo fê!

Bjs e te ligo...ou vc me liga por aqui tb, fique a vontade menino mais lindo!

Anelise Csapo disse...

E valeuzão pelas dicas de leitura, a gente faz uma troca depois!

Acho justo nossas trocas, hahaha!!!

O meu pai era paulista, minha mãe pernambucana e a gente tudo uns bandos de sacanas, ups!

Mas eu adoooooooooooooro vc!

Rodrigo Calistro, contador de histórias disse...

Então, super quero ver os contos do grande Michel.. imagino mesmo q tenham ficados engraçados.. rsrs... quero mto ler!

Tb sinto saudades de ti... bem q vc poderia me ligar hj a noite neh... bjoos

Mala, malinha, maleta, bolsa, bolsinha... cintos, sapatos, cachecóis... rsrs... bye

Anelise Csapo disse...

Menino bonito do meu coração!

Anelise Csapo disse...

Deixei um email prá vc, pega lá! Ia ser bonzão te ver no seu dia 3 de 33, hein? Vontade de dar um abraço apertado de parabéns!!!!!

Seu cel é algo do tipo impossível de manter contato com vc, tô pagando meus pecados, depois te explico essa!

Me liga ou dá as caras (essa carinha bonitinha de vendedor de sapatos e cachecóis) lá pela livraria!!! Ouw!!!

BJS!